30/jul/2013

TEDxRecife lança edição inédita

Com o tema “rompendo ideais com ideias”, o evento, já confirmado para dezembro, divulga cronograma de atividades para o semestre

Surgiu para espalhar boas ideias pelo mundo. E é com essa proposta que o TED segue compartilhando ações que fazem a diferença em diversos países.  No Recife (PE), aportou pela primeira vez em dezembro ano passado com a licença TEDx para organizações locais independentes, possibilitando a realização do TEDxRecifeAntigo. Mas, para 2013, a capital pernambucana vai receber uma edição inédita e ampliada, o TEDxRecife, com o tema “rompendo ideais com ideias”.

TEDxRecife lança edição inédita

TEDxRecife lança edição inédita

Confirmado para acontecer em dezembro, o organizador Alfredo Júnior, membro da comunidade TED Internacional, conta que o novo formado vai permitir que mais pessoas participem, aumentando de 100 para 400 espectadores. “Ano passado, tínhamos que limitarmos o número de participantes, pois era um modelo ‘inaugural’. Mas devido ao sucesso e repercussão, conseguimos uma nova permissão do TED, que abrange uma área maior”, esclarece o organizador, lembrando ainda que conseguiram a nova licença também pelo fato dele ter participado do TED na Califórnia.

No palco, 12 pensadores das mais diversas áreas, tendo cada uma duração de 18 minutos. “Os temas percorrerão por cultura, tecnologia, educação, empreendedorismo, inclusão digital e o que mais ‘aparecer na hora’”, explica Alfredo. Os nomes dos palestrantes serão divulgados ao longo dos próximos meses. Inclusive, os internautas pode dar sugestões de quem eles gostariam de ver no TEDxRecife, através do site do evento, a partir do próximo dia 07.

Para ver as palestras presencialmente, os interessados devem se inscrever de 08 de outubro a 01 de novembro, também pelo site. As inscrições são gratuitas, mas haverá seleção. Já a partir do dia 07 de setembro, quem tiver interesse em ser voluntário pode realizar o cadastro eletrônico para participar da triagem. Mas os que não puderem conferir o evento de perto, poderá assistir a transmissão ao vivo pela internet e nos polos de transmissão espalhados pelo estado.

Primeiro TEDx de Pernambuco: TEDxRecifeAntigo 2012

Primeiro TEDx de Pernambuco: TEDxRecifeAntigo 2012

“No TEDxRecifeAntigo tivemos uma média de 5 mil pessoas online. Para o TEDxRecife, a expectativa é dobrar, chegando a 10 mil internautas conectados”, diz o organizador, lembrando sobre a importância de compartilhar as ideias da cidade com o mundo. “Recife tem um potencial criativo e de uma diversidade cultural e intelectual gigantesca, que pode contribuir muito com soluções inovadoras para os problemas de nossa comunidade, se assemelhando, em muitos casos, com problemas em outros locais”.

Dessa forma, pessoas ao redor do planeta vão poder aprender com as ideias e práticas da região para superarem suas próprias dificuldades. Com esse objetivo de dividir experiências e conhecimentos, fomentar discussões e reflexões que possam fazer a vida melhor, transformando propostas em ações, o TEDxRecife interage com TEDTalks gravados em vídeo e com palestrantes ao vivo se misturando para se conectar com a plateia. Mais informações no site e facebook do evento.

SOBRE O TED e o TEDx – O TED é uma organização mundial e sem fins lucrativos. Criada em 1984, já teve vários nomes de destaque no cenário internacional entre seus palestrantes, como Bill Clinton, Bono Vox, Al Gore e Michelle Obama. Já o TEDx é um programa criado pelo TED para eventos locais, organizados de forma independente para reunir pessoas e dividir uma experiência ao estilo TED. Estes eventos auto-organizados recebem o selo TEDx, onde x = evento TED organizado de forma independente. O resultado de todos eles pode ser acessado no site do TED, que traz mais de 500 das palestras realizadas ao redor do mundo, vistas por cerca de 50 milhões de pessoas de 150 países.

Postado por Maíra Passos

Compartilhar

Deixe seu comentário