29/ago/2018

18ª Feira de Miniempresas acontece nos próximos dias 07 e 08, no shopping RioMar Recife

Realizado pela Junior Achievement Pernambuco, o evento é a fase prática do programa Miniempresa, quando os estudantes vão comercializar seus produtos

Nos próximos dias 07 e 08 de setembro, 43 miniempresas irão participar da 18ª Feira de Miniempresas, no shopping RioMar Recife. O evento é a fase prática do programa Miniempresa, da Junior Achievement Pernambuco, instituição sem fins lucrativos que atua na educação empreendedora de jovens ainda na escola. O objetivo do programa, que atua com alunos do segundo ano do ensino médio de escolas públicas e privadas, é ensinar aos estudantes como planejar e operar uma empresa, na prática.

Na última edição da Feira de Miniempresas

Chamados de “miniempresários”, os jovens terão a oportunidade de comercializar seus produtos, que foram criados durante os cinco meses de atividades. Neste ano, participarão da rodada de negócios estudantes de várias instituições espalhadas por cidades da Região Metropolitana e interior de Pernambuco, como Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Belo Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Caruaru, Igarassu, Ipojuca, Recife e Vitória de Santo Antão.

Para chegar à feira, os jovens participaram de aulas semanais, com duração de 3h30 de duração, num total de 16 encontros. Durante esse período, foram ensinados fundamentos de economia de mercado e da atividade empresarial, através do método Aprender-Fazendo. As atividades foram ministradas por voluntários, entre estudantes universitários e profissionais de diversas áreas, que receberam treinamento da Junior Achievement Pernambuco, doaram tempo e compartilharam conhecimento com os jovens.

Assim, a feira é uma oportunidade que os novos empreendedores têm de comercializar seus produtos e obter os frutos do trabalho desenvolvido durante o programa. As mercadorias foram feitas pelos próprios alunos e estarão disponíveis para compra nos dois dias de evento. Entre elas, estão luminárias, quadros decorativos, almofadas decorativas, almofadas porta-copos e balde de pipoca, amplificador de som com bambu, suporte para telefone, vasos e acessórios de moda.

O estudante Jacy José, de 16 anos, da Escola Técnica Estadual Professor Lúcido Ávila Pessoa, no bairro da Iputinga, é presidente de uma das miniempresas e a dele produz dois produtos: spray educativo para ensinar cachorros a fazer as necessidades no lugar correto e álcool em gel. Ele contou que o grupo começou a fabricação depois de muita pesquisa. “Vimos que o mercado pet está em alta, facilitando nossas vendas e ajudando todos os consumidores que tem cachorro, pois ajudará na convivência com o animal. Escolhemos também o álcool em gel pela facilidade em vender, pois qualquer pessoal pode andar com ele na bolsa e porque a higienização das mãos é algo muito importante”, disse.

Na Feira, jovens comercializam produtos desenvolvidos durante o programa Miniempresa

Jacy relatou ainda como a experiência com esse projeto tem sido enriquecedora para sua formação. “Desde a primeira jornada, os nossos encontros vêm sendo de grande aprendizagem. Consegui aprender diversas atividades, como manusear dinheiro e dividir bem os grupos de produção para poder agilizar o processo”. O miniempresário espera vender todo o estoque, pois para ele os clientes não estão comprando apenas um produto, mas também a ideia de um grupo.

Já a equipe da estudante Letícia Duarte, de 15 anos, aluna da Escola de Referência em Ensino Médio jornalista Trajano Chacon, no bairro do Cordeiro, pensou em proporcionar boas sensações aos compradores. “Pesquisamos e descobrimos quão preciosa é a memória olfativa. Então, decidimos produzir velas que não só deixem o ambiente mais agradável, mas que também marquem grandes momentos com quem amamos”, comentou a jovem. Letícia falou também sobre o período de produção das velas aromáticas. “Foi bastante interessante, pois aprendemos a lidar com imprevistos e a confiar uns nos outros”, lembra.

Outra invenção, pensada para quem curte cinema, é a Oxente Almofadas, do grupo do estudante Pedro Barbosa, de 16 anos, da Escola de Referência em Ensino Médio Filipe Camarão, em Jaboatão dos Guararapes. Os meninos criaram uma almofada portadora de copos e potes para aproveitar bem o filme bebendo alguma coisa e comendo pipoca. “Nossa razão fundamental é trazer para os clientes inovações que envolva conforto”, contou o líder da equipe.

Os produtos estarão expostos no Piso L3 do Shopping Rio Mar Recife, localizado na Avenida República do Líbano, 251, no bairro do Pina, na sexta-feira, das 11h às 22h, e no sábado, das 9h às 22h. Neste ano, o Miniempresa está sendo incentivado pelas Baterias Moura, Cartório Andrade Lima, Celpe, CERS, CESAR, Da Fonte Advogados, FeDEx, Gerdau, Grupo Moura, Plaza Shopping, PwC, Queiroz Cavalcanti Advocacia, TPF Engenharia e Ultragaz, empresas parceiras da Junior Achievement Pernambuco. O programa conta também com apoio da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco. Mais informações: (81) 3421-2277 e www.jape.org.br.

Feira de Miniempresas acontece no piso L3 do shopping RioMar Recife

DESAFIO NEXA – Para este ano, a Junior Achievement Pernambuco preparou uma novidade, o Desafio Nexa. O objetivo é ampliar o vínculo entre os achievers (alunos que participam do programa) e o Nexa PE (Núcleo de ex-achievers), aproximando o núcleo de miniempresas e desenvolvendo algumas habilidades nos miniempresários, através da diversão e aprendizado. Dividido em duas etapas, os participantes desenvolveram a primeira parte durante os meses de julho e agosto, gravando vídeos em pontos turísticos das suas cidades convidando os Nexas de outros estados a comparecerem a eventos da instituição.
Dois representantes do desafio de cada miniempresa receberão atividades para cumprir em um tempo determinado, para poder receber a pontuação. Entre elas, estão a batalha de memes, troca de stand e tirar foto com os associados do Nexa de outros estados. Na batalha de memes, os participantes deverão fazer memes das pessoas que estão circulando na feira e na troca de stand os alunos deverão ir para os stands dos concorrentes e aprender sobre o assunto para vender os produtos dos outros grupos. As pontuações adquiridas no desafio serão registradas e divulgadas na formatura de miniempresa.

SOBRE A JUNIOR ACHIEVEMENT – A Junior Achievement é uma associação educativa, sem fins lucrativos, criada nos Estados Unidos em 1919, com o objetivo de levar o empreendedorismo aos jovens, ainda na escola. Atualmente, o trabalho da associação estende-se a mais de 120 países. No Brasil, a Junior Achievement atua, desde 1983, nos 27 Estados, através da parceria com a iniciativa privada. Os projetos da Associação já beneficiaram 3 milhões de crianças e jovens brasileiros. Em Pernambuco, atua desde 2003.
O objetivo é oferecer educação econômica-prática e experiências no sistema de livre iniciativa, através da parceria entre escolas públicas de ensino fundamental e médio e voluntários da classe empresarial que dedicam parte de seu tempo ensinando e compartilhando suas experiências com os alunos. Através de metodologia própria, a organização pretende que os jovens despertem o espírito empreendedor e obtenham uma visão clara do mundo dos negócios, facilitando, assim, o acesso ao mercado de trabalho e estimulando seu desenvolvimento pessoal.

SERVIÇO | 18ª FEIRA DE MINIEMPRESAS
Quando: dias 07 e 08 (sexta e sábado) de setembro de 2018.
Horário: das 11h às 22h, na sexta, e das 9h às 22h, no sábado.
Onde: Shopping Rio Mar (Piso L3) – Avenida República do Líbano, 251, Pina, recife.
Informações: (81) 3421.2277 e www.jape.org.br

* A Junior Achievement Pernambuco conta com assessoria de imprensa da Maíra Passos Comunicação desde 2012. 

Postado por Maíra Passos

Compartilhar

Deixe seu comentário