20/ago/2018

Quarto de bebê: dicas para planejar e economizar

As arquitetas Priscila Gouveia e Marília Villar, da Prima Projetos, explicam como otimizar o espaço dos pequenos

A chegada de um bebê traz aquela alegria à família. É um momento único, mas que requer muita atenção e planejamento, das fraldas à decoração. Sim, porque criar um ambiente aconchegante e tranquilo para o pequeno também é importante para seu desenvolvimento, vai muito além da estética. Entre os principais pontos, a escolha das cores, como preferir o uso de tons pastéis e claros, que trazem mais calma ao ambiente. “Isso influencia muito. Cores vibrantes só nos detalhes, pois as muito fortes podem deixar a criança agitada”, orienta a arquiteta Marília Villar, sócia da Prima Projetos.

Quarto de bebê assinado pela Prima Projetos

Já tons neutros estão super em alta e deixam o quarto pronto para receber o bebê, independente do sexo. Outra dica é usar materiais que respeitem as normais de segurança para os recéns chegados ao mundo. Segundo a arquiteta, é bom ficar alerta às almofadas e bichinhos de pelúcia, que podem atrair muita poeira, dependendo do tecido. “A iluminação adequada também é importante. Deve ser indireta e de tons quentes, que proporciona mais tranquilidade para eles. A luz direta e branca não é recomendada, pois deixa o ambiente muito claro para os olhos sensíveis de uma recém nascido”.

Além disso, escolher um tema para o quarto é interessante para compor a decoração e promover harmonia do local. Personalizá-lo de forma prática pode ser através de papéis de paredes com estampas infantis, que deixam o lugar mais delicado. “Em alguns projetos, usamos ainda boiserie (técnica de ornamentação na parede) e roda meio (tipo o rodapé, mas no meio da parede), que dão um toque sofisticado ao quarto e serve para ambos os gêneros”, conta a arquiteta da Prima Projetos. Inclusive, para pais que optam por não saber o sexo do bebê antes de nascer, é possível o quarto de maneira “unissex”, mas com criatividade e infantil.

Para a arquiteta, abusar das cores nas pinturas e usar papéis de parede são excelentes alternativas para ter um ambiente mais democrático. “Já os que preferem uma decoração mais minimalista, pode-se deixar as paredes e móveis fixos em tons neutros e abusar na decoração mais colorida, o que vai  dar uma alegria e diferenciar de um local adulto. Além disso, as cores são importantes para estimular a atividade cerebral nas crianças”, explica Marília. Sobre a disposição dos móveis, um alerta é não deixar o famoso mobile infantil em cima do berço, pois pode causar estrabismo (desvio dos olhos).

COMO ECONOMIZAR – Uma preocupação de muitos pais é sobre o custo para fazer o quarto do bebê, até porque a criança cresce rápido e o local acaba pedindo “outra cara”, ou seja, mais gasto. A dica da arquiteta Priscila Gouveia, também sócia da Prima Projetos, é investir em um quarto mais versátil, que vai servir para todas as idades. “Quem deseja um quarto mais atemporal, pode optar por papéis de paredes mais neutros, como de poá e listras. Nos móveis, procure pelos mais ‘cleans’, sem muitos detalhes infantis. Porque depois só é substituir o berço pela cama ou uma cômoda por uma mesa de estudos, por exemplo”. Outro ponto importante é a escolha de tons mais neutros, assim, as cores para a decoração podem ser trocadas com o tempo.

 QUARTO COMPARTILHADO – Com apartamentos cada vez menores, nem sempre é possível reservar um quarto só para o bebê. É muito comum dividir o mesmo ambiente com outras crianças do casal e até mesmo colocar o berço no quarto dos pais. Segundo Priscila, um dos móveis mais úteis e versáteis é a cômoda, podendo eliminar a necessidade de um trocador e até mesmo de um guarda roupa. “Esse móvel já é fabricado em vários tamanhos e alturas, podendo se adaptar a várias necessidades e espaços pequenos. Para quem nem tem muita área, outra dica é usar itens decorativos que casem o resto da decoração do local, o que vai deixar aquele cantinho também acolhedor para o bebê”, detalha a arquiteta da Prima Projetos.

A Prima Projetos atua presencialmente em Pernambuco e virtualmente em todo o Brasil. Mais informações sobre planejamento de quartos de bebês e orçamentos, através do e-mail primaprojetos@gmail.com e pelos telefones (81) 98983.1515 (Priscila Gouveia) e (81) 99176.8189 (Marília Villar).  

SERVIÇO | PRIMA PROJETOS
Contatos: (81) 98983.1515 (Priscila Gouveia) e (81) 99176.8189 (Marília Villar)
Instagram: @prima_projetos
Facebook: @primaprojetos

* A Prima Projetos conta com assessoria de imprensa da Maíra Passos Comunicação desde 2016.

Postado por Maíra Passos

Compartilhar

Deixe seu comentário