29/ago/2017

Estudantes empreendedores vendem produtos na 17ª Feira de Miniempresas

Nos próximos dias 02 e 03/09, no Shopping RioMar, cerca de 800 jovens vão participar do evento, que faz parte da metodologia do Programa Miniempresa, da Junior Achievement Pernambuco

Já imaginou aprender lições de empreendedorismo e se tornar um “miniempresário”, montando sua própria empresa junto com seus amigos ainda na escola? Essa é a ideia do Programa Miniempresa, da Junior Achievement, instituição sem fins lucrativos e que conta com assessoria de imprensa da Maíra Passos Comunicação. E neste final de semana, nos dias 02 e 03, no Shopping RioMar, no Recife, acontece a última etapa do projeto, a esperada Feira de Miniempresas.

Na última edição da feira | FOTO: Gustavo Penteado

Sendo realizado pela 17ª vez, o evento possibilita aos jovens a experiência de comercializar seus produtos, que foram desenvolvidos durante cinco meses de atividades. Neste ano, com o tema “Ideias inovadoras esperam por você”, participarão da rodada de negócios cerca de 800 estudantes do segundo ano do Ensino Médio de mais de 40 escolas públicas e privadas espalhadas pelo Recife, Olinda, Paulista, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Belo Jardim, Caruaru e Fernando de Noronha.

Para chegar à Feira de Miniempresas, os jovens participaram de treinamentos semanais, com 3h30 de duração, num total de 15 encontros. Eles contaram com a ajuda de 160 profissionais voluntários, que repassaram os fundamentos da economia de mercado e da atividade empresarial, através do método Aprender-Fazendo, no qual cada participante se converte em um “miniempresário”, aprendendo conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização, produção, fluxo de caixa, além de serem informados sobre os encargos e impostos.

Na última edição da feira | FOTO: Gustavo Penteado

Assim, na feira, que acontece pela primeira vez no RioMar Recife, eles terão a oportunidade de comercializar seus produtos, obtendo os frutos do seu trabalho e completando o ciclo do programa. Todas as mercadorias foram produzidas pelos próprios estudantes e serão vendidas na faixa de R$ 5 a R$ 20. Entre elas, estão produtos sustentáveis, porta-celulares, almofadas, funkos (um tipo de boneco), lápis ecológicos, carteiras, luminárias, bolsos ocultos e suportes multiuso.

O estudante Ryan Lucas, de 16 anos, da Escola de Referência em Ensino Médio Padre Nércio Rodrigues, no bairro da Linha do Tiro, é presidente de uma das miniempresas. A dele produz um lápis ecológico e contou como fazem o produto. “Usamos uma massa de biscuit ecologicamente correta e um papel especial feito de um material que não afeta a natureza. Então, enrolamos o grafite no papel e passamos o biscuit por cima. Assim, quando a pessoa faz a ponta, a raspa sai colorida”, explicou. Ele contou ainda que junto com cada lápis vem uma semente de girassol para estimular o plantio.

Na última edição da feira | FOTO: Gustavo Penteado

Segundo Ryan, a experiência de participar do programa miniempresa foi enriquecedora. “É muito bom, pois o programa incentiva a criatividade, a liderança e prepara a gente para o mercado de trabalho”, avalia. O jovem disse sempre também ter tido interesse pelo empreendedorismo, influenciado pelo seu pai, e que ele e seus colegas pretendem continuar com a empresa mesmo após o programa. Todos os produtos estarão expostos no Piso L3 do shopping, no horário das 9h às 22h, no sábado, e das 12h às 21h, no domingo. Mais informações: (81) 3421.2277 e www.jape.org.br.

SOBRE A JUNIOR ACHIEVEMENT

A Junior Achievement é uma associação educativa, sem fins lucrativos, criada nos Estados Unidos em 1919, com o objetivo de levar o empreendedorismo aos jovens, ainda na escola. Atualmente, o trabalho da associação estende-se a mais de 120 países. No Brasil, a Junior Achievement atua, desde 1983, através da parceria com a iniciativa privada. Os projetos da associação já beneficiaram 3 milhões de crianças e jovens brasileiros. Em Pernambuco, atua desde 2003.

O objetivo é oferecer educação econômica-prática e experiências no sistema de livre iniciativa, através da parceria entre escolas públicas de ensino fundamental e médio e voluntários da classe empresarial que dedicam parte de seu tempo ensinando e compartilhando suas experiências com os alunos. Através de metodologia própria, a organização pretende que os jovens despertem o espírito empreendedor e obtenham uma visão clara do mundo dos negócios, facilitando, assim, o acesso ao mercado de trabalho e estimulando seu desenvolvimento pessoal.

SERVIÇO | 17ª FEIRA DE MINIEMPRESAS
Quando: dias 02 e 03 (sábado e domingo) de setembro de 2017.
Horário: das 9h às 22h, no sábado, e das 12h às 21h, no domingo.
Onde: Shopping RioMar – av. República do Líbano, 251, Pina, Recife.
Mais informações: (81) 3421.2277
www.jape.org.br.

 

Postado por Maíra Passos

Compartilhar

Deixe seu comentário


− cinco = 1