05/jul/2017

Treinamento ao ar livre para ensinar jovens sobre empreendedorismo

Método, que estimula trabalho em equipe de forma lúdica, será aplicado na Gincana de Miniempresas, da Junior Achievement Pernambuco 

Trazido dos Estados Unidos para o Brasil na década de 90, o Treinamento Experiencial ao Ar Livre (TEAL) busca unir aprendizado, prática, integração, diversão e reflexão dentro de um único evento. Inspirada no método, a Junior Achievement de Pernambuco (JAPE), que conta com assessoria de imprensa da Maíra Passos Comunicação, usa ideias da técnica na sua Gincana de Miniempresas, que vai acontecer no próximo dia 08 (sábado) das 13h às 17h, no Clube Português.

Em edição anterior da Gincana de Miniempresas | Divulgação

A Gincana de Miniempresas, vindo com o tema Criatividade, faz parte do cronograma de atividades do Programa Miniempresa, projeto que ensina sobre o mundo dos negócios na prática para alunos do segundo ano do ensino médio. Durante o evento, serão utilizadas diversas atividades interativas para estimular o trabalho em equipe, liderança e capacidade de gerenciar crises de forma lúdica.

A técnica do TEAL, que inspirou a Junior Achievement, é usada por empresas e organizações para treinamentos comportamentais. Ao se depararem com desafios inesperados fora da sua zona de conforto, os participantes experimentam sentimentos e situações inusitadas que requerem proatividade, empenho, participação e comprometimento a medida que fortalecem seus laços de confiança e solidariedade. Assim, promove a comunicação efetiva, a colaboração, superação de conflitos e técnicas de liderança.

Em edição anterior da Gincana de Miniempresas | Divulgação

“A ideia é estimular as equipes que participam do Miniempresa a conhecer outros grupos participantes, além da sua escola. As atividades visam estimular a criatividade e o fortalecimento dos trabalhos em grupo”, explica a gerente administrativa da JAPE, Olga Lucena. Neste ano, serão sendo beneficiados alunos de 42 escolas do Recife e da Região Metropolitana, na faixa dos 15 aos 17 anos.

Para ajudar o evento acontecer, a Junior Achievement vai contar com o apoio de 200 profissionais voluntários envolvidos na ação. Interessados em ser voluntário nos próximos programas da JAPE e instituições que quiserem apoiar o projeto através de doações financeiras e incentivo de voluntariado junto aos seus funcionários, podem se cadastrar no www.jape.org.br. Mais informações: (81) 3421.2277. A Junior Achievement de Pernambuco fica na Rua do Riachuelo, nº 105 – sala 903. Bairro Boa Vista, Recife – PE.

Em edição anterior da Gincana de Miniempresas | Divulgação

PROGRAMA MINIEMPRESA – O programa Miniempresa é desenvolvido durante cinco meses, em jornadas semanais. Ao longo dos encontros, são explicados os fundamentos da economia de mercado e da atividade empresarial através do método Aprender-Fazendo, onde cada participante se converte em um empresário da Miniempresa.  Durante o Miniempresa, os jovens tomam conhecimento do funcionamento das principais áreas de uma empresa, aprendem a controlar a presença nas jornadas, fluxo de caixa, compra de matéria-prima, controle de estoque, vendas e produção, além de serem informados sobre os encargos e impostos.

Postado por Maíra Passos

Compartilhar

Deixe seu comentário


seis + 3 =